IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC anuncia operações de compra de títulos soberanos em dólar com compromisso de revenda

18/03/2020 09h44

Por Camila Moreira

SÃO PAULO (Reuters) - O Banco Central anunciou nesta quarta-feira que passará a fazer operações de compra com compromisso de revenda de títulos soberanos do Brasil denominados em dólar de posse de instituições financeiras nacionais, visando "garantir o bom funcionamento dos mercados".

De acordo com comunicado, os títulos serão comprados pelo BC com desconto de 10% em relação aos preços de mercado.

O BC informou que o estoque global de bônus globais é de 31 bilhões de dólares e que, se houver demanda, a autoridade monetária pode recomprar todo o montante.

"Haverá transferência de margem durante a vigência da operação sempre que a exposição for igual ou superior a 500 mil dólares", explicou a nota.

A medida entra em vigor nesta quarta-feira e visa a garantir o bom funcionamento dos mercados.

A última vez que o BC realizou esse tipo de operação foi em 2008, na crise financeira global. A medida acontece no momento em que o Tesouro Nacional também faz operações de recompra de títulos em reais no mercado interno e deve ajudar a dar liquidez para investidores que detêm esses papéis em desvalorização.

O Global 2045 negociado no mercado secundário como referência de 30 anos cai 16,4% neste mês, enquanto o bond de dez anos (2028) recua 7,2%.