IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BoE está pronto para mais medidas ante coronavírus, diz Bailey

18/03/2020 12h52

Por David Milliken e Elizabeth Howcroft

LONDRES (Reuters) - O presidente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Andrew Bailey, afirmou que o banco central está aberto para mais medidas emergenciais, já que a ameaça econômica representada pelo coronavírus se intensificou desde a semana passada, quando o BoE reduziu as taxas de juros.

"O efeito disso nas grandes empresas se tornou muito mais forte na última semana", disse Bailey nesta quarta-feira.

Em 11 de março, o BoE reduziu a taxa de juros para um recorde de 0,25% e lançou medidas para incentivar os bancos a continuarem emprestando a empresas menores.

Como a crise cresceu, com muitos setores da economia britânica atingidos por uma quase paralisação, o BoE disse na terça-feira que comprará uma forma de dívida denominada papel comercial de empresas com grau de investimento, mesmo que elas não a tivessem emitido anteriormente.

Bailey afirmou nesta quarta-feira que não sabe dizer quão grande será a aceitação do plano. Detalhes do esquema publicado na terça-feira mostraram que não houve uma decisão formal, embora esteja sujeito a revisão pelo Comitê de Política Monetária do BoE.

O presidente do banco central da Inglaterra também disse que tomou nota da queda da libra esterlina abaixo de 1,19 dólar e que as autoridades de política monetária discutirão o assunto na próxima reunião, embora ele não tivesse uma explicação para isso.

"Vamos levar isso em consideração, considerar com cuidado quais serão os efeitos, mas eu não tenho uma visão e tampouco tenho uma visão quanto ao nível da libra esterlina" , disse ele a repórteres.

O Banco da Inglaterra costuma relutar em comentar a libra esterlina e não tem uma meta específica para a moeda, que caiu para uma mínima relação ao dólar desde 2016, à medida que o impacto do coronavírus se espalhava.

MANTER OS MERCADOS ABERTOS

Bailey rejeitou os pedidos de fechamento de mercados financeiros devido à crise do coronavírus.

"Uma vez que não estamos vendo o que eu chamaria de mercados fora de controle, é importante manter os mercados abertos", disse ele. "Até agora, o sistema financeiro está bem diante disso."

O presidente do BoE minimizou as sugestões de que o banco central pode ter taxa de juros abaixo de zero --cobrando efetivamente as pessoas por manterem dinheiro em uma conta bancária-- ou dar dinheiro diretamente ao público, às vezes chamado dinheiro de helicóptero.

Apoiar empregos e renda das pessoas será fundamental, disse Bailey, acrescentando que Sunak já havia tomado medidas para fazer isso e prometeu mais.

(Por David Milliken e Elizabeth Howcroft)