IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Rússia elevará embarques de petróleo em abril enquanto luta com sauditas por mercado

25/03/2020 10h46

Por Olga Yagova

MOSCOU (Reuters) - A Rússia deve aumentar as exportações de petróleo no próximo mês, com o fornecimento de seu principal óleo dos Urais a partir dos portos do Báltico aumentando 12%, na esteira dos planos da Arábia Saudita de inundar o mercado, mostraram dados sobre a programação de navios.

Após a publicação dos planos da Rússia de aumentar sua oferta, os preços globais do petróleo passaram a cair nesta quarta-feira. Os contratos futuros do Brent operavam em queda de quase 3% no meio da manhã no Brasil.

Os planos para aumentar a produção e os suprimentos no exterior seguem o colapso no início deste mês de um pacto de corte de fornecimento entre a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), liderada pela Arábia Saudita, e outros produtores liderados pela Rússia, que formam uma organização conhecida como Opep+.

Os preços do petróleo perderam metade de seu valor em menos de duas semanas, devido ao impacto do coronavírus sobre a demanda e ao aumento da oferta impulsionado por uma batalha por participação de mercado entre a Arábia Saudita e a Rússia.

O cronograma de embarques, visto nesta quarta-feira pela Reuters, mostrou que as cargas do petróleo dos Urais da Rússia devem subir para 6,7 ​​milhões de toneladas em abril, ante 6,2 milhões de toneladas em março.

A Arábia Saudita planeja embarcar mais de 10 milhões de barris por dia (bpd) a partir de maio.