IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Medidas contra coronavírus afetam entregas de farinha de trigo no RS e Nordeste

26/03/2020 17h30

SÃO PAULO (Reuters) - A descoordenação entre ações federais, estaduais e municipais de combate ao coronavírus tem prejudicado o fornecimento de farinha de trigo em algumas regiões do Brasil, ao criar gargalos para o transporte de mercadorias, disse a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) nesta quinta-feira.

"Em alguns Estados, de 30 a 35% das farinhas não estão sendo entregues", afirmou a Abitrigo em nota.

A associação recebeu relatos de que estes entraves ocorrem no Rio Grande do Sul e em Estados do Nordeste, como Ceará, disse à Reuters o presidente-executivo da Abitrigo, embaixador Rubens Barbosa.

"O fechamento de fronteiras estaduais e de serviços nas estradas, como borracharias e restaurantes, faz com que parte dos caminhoneiros se recuse a trabalhar nestas condições", explicou.

Em São Paulo, região que concentra uma parcela significativa dos moinhos do Brasil, a logística segue normalmente, disse a associação.

A Abitrigo vai expor este cenário ao Ministério da Infraestrutura na sexta-feira, durante uma reunião da pasta junto a outros representantes do agronegócio, disse Barbosa.

Segundo o embaixador, a cadeia da soja também estará representada no encontro, pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

Para a Abitrigo, é importante a ação do Ministério da Infraestrutura junto às autoridades municipais, por meio de ações da Polícia Rodoviária Federal e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com o objetivo de identificar e reverter decisões de prefeitos que prejudiquem o fluxo de mercadorias e o trabalho dos transportadores.

(Por Luciano Costa e Nayara Figueiredo)