IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vale e hospitais lançam edital para apoiar soluções contra impactos do coronavírus

30/03/2020 10h00

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Vale e os hospitais Albert Einstein e Rede Mater Dei de Saúde lançaram em parceria edital que prevê investimento de até 1 milhão de dólares com o objetivo de apoiar soluções que reduzam os impactos do novo coronavírus na sociedade, informou a mineradora em comunicado nesta segunda-feira.

O apoio será realizado por meio de aportes financeiros ou conectando parceiros para que soluções possam ser colocadas em prática em no máximo 15 dias, explicou a companhia.

A Vale entrará com o custeio dos recursos financeiros necessários para efetivar os projetos, enquanto os hospitais farão a avaliação técnica de critérios de aprovação das propostas inscritas e o apoio e mentoria para escalar essas soluções de forma rápida.

"O foco é atrair e facilitar o acesso a soluções nas áreas de prevenção e rastreamento de risco, triagem e diagnóstico, monitoramento e acompanhamento de pacientes, e cuidados intensivos. As propostas poderão ser enviadas até o próximo domingo", disse a Vale.

O programa também conta com o apoio de outros atores do ecossistema de inovação, como aceleradoras de start-ups, e está aberto à adesão de qualquer entidade que queira contribuir para viabilizar as soluções apresentadas, como governos, entidades públicas, pesquisadores e universidades, disse a Vale. O contato pode ser feito pelo site do programa.

"Essa iniciativa se insere no novo pacto com a sociedade que buscamos estabelecer, por meio do qual queremos criar um impacto positivo, indo além de impostos e projetos sociais e tornando-se um acelerador de todo o ecossistema, como facilitador e orquestrador de desenvolvimento nas áreas em que atuamos", afirmou em nota Alexandre Mosquim, da equipe de inovação aberta da Vale.

A mineradora também atua em outras frentes no combate ao novo coronavírus, como na doação ao governo brasileiro de 5 milhões de kits de teste rápido para o vírus.

Uma primeira remessa de 500 mil unidades deverá chegar ao Brasil nesta segunda-feira. Os 4,5 milhões de unidades restantes serão entregues à Vale pelo fornecedor ao longo de abril.

(Por Marta Nogueira)