IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

FMI prorroga acordos bilaterais de empréstimos até 2023

31/03/2020 11h14

WASHINGTON (Reuters) - O Fundo Monetário Internacional anunciou nesta terça-feira que seu conselho aprovou uma nova estrutura de três anos para acordos bilaterais de empréstimos, garantindo que sua capacidade total de empréstimo de 1 trilhão de dólares será mantida no momento em que os países membros combatem as pressões do surto de coronavírus.

A nova estrutura é basicamente a mesma que foi promulgada em 2016 para acordos que permitem que os países membros mais ricos do FMI emprestem diretamente para países em necessidade, afirmou a instituição. A medida prorroga os acordos bilaterais de financiamento do Fundo de dezembro de 2020 até o final de 2023, com uma extensão de um ano possível até o final de 2024.

Os acordos bilaterais de empréstimos são a terceira linha de defesa do FMI após suas principais operações de empréstimo de recursos de cotas --cerca de 650 bilhões de dólares-- e seu fundo multilateral de empréstimos para crises, o Novas Estruturas de Empréstimos (NAB, na sigla em inglês).

Atualmente, o NAB tem cerca de 250 bilhões de dólares disponíveis, mas os países membros do FMI concordaram no ano passado em dobrar esse valor para 500 bilhões de dólares. Os acordos bilaterais de empréstimos representariam o restante dos 100 trilhões de dólares em capacidade de empréstimo do FMI.

O Fundo disse que tanto a nova estrutura bilateral quanto a expansão do NAB entrarão em vigor em 1º de janeiro de 2021.

"Essas são etapas críticas para garantir que o FMI possa apoiar seus membros em meio à pandemia global que está se desenvolvendo agora e além", afirmou o FMI.

(Por David Lawder e Andrea Shalal)