IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ministra diz que abastecimento de alimentos está tranquilo após post de Bolsonaro

01/04/2020 17h34

(Reuters) - O abastecimento de alimentos no Brasil vem acontecendo e está "razoavelmente tranquilo", mesmo com todo o clima de anormalidade diante da pandemia de coronavírus, disse nesta quarta-feira a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

Ela ainda refutou informações de um vídeo publicado mais cedo nas redes sociais do presidente Jair Bolsonaro, que mostrava um suposto desabastecimento de alimentos em Belo Horizonte. O próprio Bolsonaro apagou a postagem após questionamentos sobre a veracidade da informação.

"Poderia dizer para vocês que em todas as capitais, em todas as cidades, nós não temos nenhuma notícia de que esteja faltando qualquer tipo de alimento nas prateleiras dos supermercados, das vendas, enfim", afirmou Tereza em entrevista coletiva diária do governo sobre o coronavírus.

Ela acrescentou que a garantia do abastecimento é a principal missão da pasta neste momento, e que busca tranquilizar os produtores rurais sobre o transporte de cargas entre os municípios.

"Nós temos orientado os prefeitos, orientado as empresas... para que esse serviço essencial não seja interrompido", disse a ministra.

Questionada sobre a publicação por Bolsonaro de um vídeo de autoria desconhecida em que um homem reclama de desabastecimento na Ceasa de Belo Horizonte, Tereza garantiu que os pequenos produtores continuam a produzir e entregar alimentos.

"Risco de desabastecimento hoje nós não temos... Esse vídeo foi feito ontem à tarde, quando a Ceasa de Belo Horizonte estava tendo a sua higienização, a sua limpeza. Existe produto aí", disse ela.

(Por Gabriel Araujo)