IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dólar devolve perdas contra real após dados pessimistas sobre desemprego nos EUA

02/04/2020 09h19

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar zerava as perdas contra o real na manhã desta quinta-feira e rondava a estabilidade após dados pessimistas sobre o desemprego nos Estados Unidos, embora uma recuperação nos preços do petróleo fornecesse algum apoio à moeda brasileira.

Às 10:27, o dólar avançava 0,04%, a 5,2635 reais na venda, enquanto o principal contrato de dólar futuro subia 0,29%, a 5,274 reais.

Mais cedo, o dólar à vista havia tocado 5,2234 reais na mínima do dia, queda de 0,72%.

"Houve um aumento expressivo nos preços do petróleo, o que está dando algum suporte para a moeda (real)", disse à Reuters Luciano Rostagno, estrategista-chefe do Banco Mizuho.

Os preços do petróleo saltavam cerca de 10% nesta quinta-feira, depois que o presidente norte-americano, Donald Trump, disse que espera que Arábia Saudita e Rússia cheguem a um acordo em breve para encerrar sua disputa pelo mercado de petróleo.

No entanto, "os novos pedidos de auxílio desemprego nos EUA ajudam a manter cautela", disse Rostagno. "O dado veio bem acima do consenso, muito pior do que o esperado. Isso sugere um impacto econômico bem maior do que o imaginado na economia norte-americana."

O número de norte-americanos que apresentaram pedidos de auxílio-desemprego na semana passada atingiu um recorde de 6,65 milhões ante 3,3 milhões em dado não revisado ​​na semana anterior, informou o Departamento do Trabalho dos EUA nesta quinta-feira.

Economistas consultados pela Reuters previam que os pedidos chegariam a 3,5 milhões.

No exterior, divisas arriscadas, como dólar australiano, peso mexicano e rand sul-africano, registravam amplas perdas contra a moeda norte-americana na esteira dos dados pessimistas.

No Brasil, medidas econômicas do governo no combate ao coronavírus estavam no radar dos investidores. Foi anunciado na quarta-feira programa de preservação de empregos que permite redução de salário e jornada de até 70% por um período de três meses, com o pagamento de compensação parcial pelo governo aos trabalhadores, ou a suspensão do contrato de trabalho por até 60 dias.

Além disso, o Conselho Monetário Nacional, em sessão extraordinária realizada na quarta-feira, autorizou várias medidas para aliviar as consequências da disseminação da pandemia.

O dólar interbancário subiu 1,29% na quarta-feira, a 5,2613 reais na venda, nova máxima recorde para fechamento.

Nesta sessão, o Banco Central ofertará até 10 mil contratos de swap cambial tradicional com vencimento em outubro de 2020 e janeiro de 2021, par rolagem de contratos já existentes.