IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Preços do petróleo saltam 10% após Trump falar que prevê acordo entre Rússia e sauditas

Por Julia Payne
Imagem: Por Julia Payne

02/04/2020 08h35

Por Julia Payne

LONDRES (Reuters) - Os preços do petróleo saltavam cerca de 10% nesta quinta-feira, depois que o presidente norte-americano Donald Trump disse que espera que Arábia Saudita e Rússia cheguem a um acordo em breve para encerrar a disputa entre os dois países pelo mercado de petróleo.

O petróleo Brent subia 2,39 dólar, ou 9,66%, a 27,13 dólares por barril, às 8:33 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos avançava 1,9 dólar, ou 9,35%, a 22,21 dólares por barril.

Trump afirmou que conversou recentemente com os líderes da Rússia e da Arábia Saudita e que acredita que os países chegarão a um acordo para encerrar sua guerra de preços pelo mercado de petróleo "em poucos dias", reduzindo a produção para apoiar as cotações.

Trump também disse que convidou executivos da indústria de petróleo à Casa Branca para discutir meios de ajudar o setor, prejudicado pela queda da demanda por energia em meio à pandemia de coronavírus e pela guerra de preços entre russos e sauditas.

"Os preços do petróleo estão vendo seus maiores ganhos em duas semanas nesta manhã. Há dois fatores chave... mas nenhum deles, no entanto, é suficiente para salvar os preços de novas quedas", disse o chefe de mercados de petróleo na Rystad, Bjornar Tonhaugen, em nota.

"Primeiro, a diplomacia do petróleo dos EUA e seus esforços em relação à Arábia Saudita e à Rússia... a segunda grande notícia guiando o sentimento positivo envolve rumores de que a China irá acelerar compras de petróleo para suas reservas estratégicas."