IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Próximo orçamento da UE deve ser "Plano Marshall" para Europa, diz Von der Leyen

02/04/2020 08h57

BRUXELAS (Reuters) - O próximo orçamento da União Europeia deve assumir a forma de um novo "Plano Marshall" para alimentar a recuperação da Europa da crise dos coronavírus, disse nesta quinta-feira a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

"Sabemos nesta crise que precisamos de respostas rápidas. Não podemos levar um, dois ou três anos para inventar novas ferramentas", disse ela em entrevista coletiva, acrescentando que o Orçamento de longo prazo, conhecido como estrutura financeira plurianual, é sua ferramenta mais forte.

"Queremos moldar a estrutura financeira plurianual de tal forma que seja uma parte crucial do nosso plano de recuperação. Muitos estão pedindo agora por algo que se chama este Plano Marshall. Acho que o Orçamento europeu deve ser o Plano Marshall que estamos estabelecendo juntos como União Europeia para o povo europeu", disse ela.

O Plano Marshall foi um programa de ajuda dos EUA para a Europa Ocidental a partir de 1948 para estimular a recuperação após a Segunda Guerra Mundial.