IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EXCLUSIVO-Crash do petróleo "não é permanente", México mantém plano de investimento e produção

03/04/2020 19h03

Por David Alire Garcia

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O México vai levar adiante seus planos de investimento e produção de petróleo, disse à Reuters nesta sexta-feira a ministra de Energia do país, argumentando que o "crash" nos mercados do petróleo e de combustíveis terá vida curta e não merece uma mudança de estratégia.

Nós próximos dias, o governo mexicano oferecerá oportunidades de investimento em mais campos de petróleo maduros e em redes de refinarias pertencentes à estatal Pemex, afirmou a ministra Rocio Nahle em entrevista.

"Hoje estamos em uma daquelas fases em que o preço do petróleo está baixo, mas isso não será permanente. O petróleo é um ótimo negócio, o melhor do mundo", disse Nahle. "Nós vamos esperar, assim como o resto do mundo".

O governo do presidente Andrés Manuel López Obrador não está considerando reabrir leilões por direitos de exploração e produção em campos de petróleo e gás do país, que são apoiados por muitas companhias estrangeiras, acrescentou ela.

Confidente próxima de López Obrador e nacionalista que apoia o fortalecimento do papel estatal na energia, Nahle destacou que o governo não pretende reduzir a produção da Pemex, inclusive nos campos de custo mais elevado, mesmo depois de os preços de referência do petróleo perderem mais da metade de seus valores no mês passado.

"Todos os países produtores estão mantendo os níveis de produção... A Pemex também está fazendo isso", disse Nahle, que também preside o conselho da petroleira.

(Reportagem de David Alire Garcia, com reportagem adicional de Adriana Barrera e Marianna Párraga)