IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Corte de ajuda dos EUA de US$1 bi atingirá recursos da força de segurança afegã, dizem fontes

Jonathan Landay e Arshad Mohammed e Idrees Ali

05/04/2020 13h56

Um corte planejado de US$ 1 bilhão na ajuda dos Estados Unidos ao Afeganistão viria de recursos para as forças de segurança afegãs, segundo três fontes norte-americanas, em medida que especialistas disseram que minaria a capacidade de Cabul de combater o Taliban e sua influência para negociar um acordo de paz com eles.

O secretário de Estado Mike Pompeo anunciou a redução em 23 de março e ameaçou abater a mesma quantia no próximo ano para tentar forçar o presidente afegão, Ashraf Ghani, e seu rival político Abdullah Abdullah a encerrar uma disputa que tem brecado os esforços de paz liderados pelos EUA no Afeganistão.

Após quase 20 anos de combates contra o Taliban, os Estados Unidos estão procurando uma maneira de se libertar e alcançar a paz entre o governo apoiado pelos EUA e o grupo militante, que controla mais de 40% do território afegão.

Pompeo e outras autoridades norte-americanas se recusaram a detalhar publicamente como o corte seria feito. O Departamento de Estado não quis comentar os planos.

Dois assessores congressistas dos EUA, falando sob condição de anonimato devido à sensibilidade do assunto, disseram que funcionários do Departamento de Estado contaram ao Congresso que a quantia de 1 bilhão de dólares viria de um fundo de 4,2 bilhões de dólares do Pentágono que garante cerca de três quartos do orçamento anual das forças de segurança afegãs.