IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Encomendas à indústria da Alemanha caem em fevereiro sob impacto do coronavírus

06/04/2020 10h24

BERLIM (Reuters) - As encomendas à indústria da Alemanha caíram 1,4% em fevereiro, mostraram dados nesta segunda-feira, com uma queda acentuada nos pedidos do exterior indicando o provável impacto do coronavírus nas perspectivas de exportação.

Os números publicados pelo Escritório de Estatística referem-se ao período anterior ao início das medidas de isolamento: os pedidos domésticos aumentaram 1,7%, enquanto os do exterior diminuíram 3,6%.

A redução foi inferior à queda de 2,4% esperada pelos analistas consultados pela Reuters.

Mas países como China e Itália já estavam sendo duramente afetados pelo vírus e algumas medidas de isolamento já eram adotadas em fevereiro.

"Os dados dos pedidos mostraram que a recessão industrial na Alemanha havia terminado antes do início da pandemia", afirmou o Ministério da Economia , revisando as encomendas para janeiro foram a um aumento de 4,8%.

"Dado o choque econômico global que a pandemia está causando, no entanto, temos que esperar grandes quedas nos pedidos para março e abril e quedas acentuadas na produção no primeiro e no segundo trimestres", acrescentou.

Os contratos da zona do euro caíram 5% em fevereiro , enquanto os do resto do mundo recuaram 2,7%.

(Reportagem de Thomas Escritt)