IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Supermercados têm movimento acima da média no final de março, diz Abras

19.mar.2020 - Mulher com máscara de proteção faz compras em supermercado do Rio de Janeiro - Herculano Barreto Filho/UOL
19.mar.2020 - Mulher com máscara de proteção faz compras em supermercado do Rio de Janeiro Imagem: Herculano Barreto Filho/UOL

06/04/2020 15h10

O movimento dos supermercados do Brasil ficou acima da média no período de 14 a 21 de março, afirmou a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) nesta segunda-feira, acrescentando que o fluxo de clientes nas lojas tem se normalizado.

"O mês de março foi atípico para o setor supermercadista brasileiro, marcou o início do combate a propagação do coronavírus (covid-19) no país", afirmou a Abras em nota, afirmando que o movimento maior se refletirá nos resultados do setor no mês.

"O crescimento no número de casos da doença e o isolamento social orientado pelo Ministério da Saúde e seguido por governadores de diversos Estados impulsionou a população nas compras de abastecimento."

Em fevereiro, as vendas dos supermercados tiveram crescimento real de 4,61% em relação a janeiro, enquanto o resultado ano a ano, já deflacionado pelo IPCA mostrou salto de 15,88%, de acordo com a Abras. No acumulado do primeiro bimestre, o setor registrou alta de 10,35% nas vendas.

De acordo com o presidente da Abras, João Sanzovo Neto, o segmento de autosserviço começou 2020 com um dos maiores resultados dos últimos 9 anos, 5,11% de crescimento, e em fevereiro continuou bem positivo, registrando 4,61% de expansão.

"Desde 2012 que não registrávamos um número tão bom para o mês", afirmou a Abras sobre fevereiro.