IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Perspectiva econômica da Argentina piora em meio a surto de vírus, dizem economistas

07/04/2020 08h39

Por Cassandra Garrison

BUENOS AIRES (Reuters) - As perspectivas econômicas da Argentina para 2020 pioraram abruptamente em meio à pandemia global de coronavírus, mostrou uma pesquisa do banco central do país nesta segunda-feira, um grande golpe num momento em que o país tenta sair da recessão e evitar um default soberano prejudicial.

A pesquisa mensal mostrou que o Produto Interno Bruto deve recuar 4,3% este ano, à medida que a Argentina enfrenta o custo econômico do vírus que levou o país a fechar suas fronteiras e impor um bloqueio nacional.

O número caiu acentuadamente em relação à previsão de contração de 1,2% na pesquisa com economistas do banco central do mês anterior.

O governo peronista de centro-esquerda da Argentina fez da recuperação da economia -- que recuou nos últimos dois anos -- um foco particularmente importante conforme busca renegociar cerca de 83 bilhões de dólares em dívidas com credores.

A potência de grãos também deve cerca de 44 bilhões de dólares ao Fundo Monetário Internacional (FMI), que tem apoiado as reivindicações do governo de que suas dívidas são insustentáveis.

A pesquisa do banco central mostrou inflação de 40% em 2020, mantendo a estimativa anterior na mesma pesquisa realizada pela autoridade monetária um mês antes.