IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bradesco planeja levantar até R$12 bi com Banco Central

15/04/2020 17h29

SÃO PAULO (Reuters) - O Bradesco planeja levantar entre 8 bilhões e 12 bilhões de reais em recursos com o Banco Central, um de seus vice-presidentes disse nesta quarta-feira.

O vice-presidente de tesouraria do Bradesco, Cassiano Scarpelli, disse que o banco pretende testar o novo programa de liquidez para bancos em abril. Para ter acesso aos recursos, os bancos vendem ao BC títulos garantidos por carteiras de crédito.

Neste mês, o Conselho Monetário Nacional (CMN) passou a permitir que bancos emitam até 650 bilhões de reais nesses novos títulos, com a criação da chamada Linha Temporária Especial de Liquidez. O objetivo é prover liquidez para que os bancos façam novos desembolsos de crédito para empresas e indivíduos.

"De forma geral, a liquidez dos bancos esta boa, mas não sabemos onde essa crise vai parar", disse Scarpelli. "Por isso vamos testar o instrumento."

Pelas regras do programa, os bancos podem emitir títulos em um montante equivalente a até uma vez seu patrimônio líquido, mas Scarpelli disse que o Bradesco não deve atingir esse limite.

O patrimônio líquido do Bradesco era de 134 bilhões de reais no fim de 2019.

O BC cobra dos bancos taxa de juros equivalente a Selic mais 0,6% ao ano.

(Reportagem de Carolina Mandl)