IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC destaca aumento de concessões de crédito em meio à pandemia

20/04/2020 15h29

BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central divulgou dados que mostram um aumento das concessões de crédito do sistema financeiro a empresas e pessoas físicas no mês de março, quando o país já sofria o baque do Covid-19, e relacionou o desempenho a medidas tomadas pela autarquia para promover o bom funcionamento do mercado financeiro.

De acordo com o BC, nas quatro primeiras semanas de março as concessões para as empresas com crédito livre, em que as taxas são definidas sem interferência do governo, aumentaram 58,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior. A terceira semana do mês registrou a alta mais expressiva, de 100% frente ao mesmo período de 2019, para 56,6 bilhões de reais.

A alta das concessões às famílias foi menos relevante, de 14,7% nas quatro primeiras semanas de março. Os dados completos do desempenho do crédito no mês de março têm divulgação prevista no final de abril.

"Para diminuir o impacto dos efeitos da pandemia causada pelo novo coronavírus sobre a economia brasileira, o Banco Central vem adotando uma série de medidas fundamentais para promover o bom funcionamento do mercado, sem abrir mão da solidez e da estabilidade do Sistema Financeiro Nacional", disse o BC em publicação em seu site.

Algumas das medidas para liberar liquidez relacionadas foram a redução do compulsório sobre depósitos a prazo e a autorização para que a autoridade monetária conceda empréstimos aos bancos mediante a emissão de letras financeiras garantidas.

(Por Isabel Versiani; Edição de José de Castro)