China corta taxa primária de empréstimo pela segunda vez desde início de surto de coronavírus
HONG KONG (Reuters) - A China cortou sua taxa referencial de empréstimo pela segunda vez desde o início do surto de coronavírus, em uma medida amplamente esperada após o banco central ter reduzido na semana passada os juros com que fornece liquidez a credores.
A taxa primária de empréstimo de um ano foi reduzida nesta segunda-feira em 20 pontos-base, a 3,85%, enquanto a LPR de cinco anos sofreu corte de 10 pontos, a 4,65%.
A LPR é uma taxa de referência de empréstimo determinada por 18 bancos contra a qual todos os novos empréstimos são precificados, enquanto a taxa de cinco anos influencia as hipotecas.
O corte na LPR era amplamente esperado por analistas depois que o banco central cortou a MLF de um ano na semana passada em 20 pontos, a 2,95%, maior corte desde que a ferramenta de liquidez foi adotada em setembro de 2014.
Analistas dizem que o mais recente corte sinaliza que as autoridades estão começando a afrouxar a política monetária em resposta à contração econômica.
(Reportagem de Thomas Blott)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.