IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Novartis vai testar eficácia de droga contra malária em tratamento de Covid-19

20/04/2020 17h36

Por John Miller e Michael Erman

ZURIQUE/NOVA YORK (Reuters) - A farmacêutica suíça Novartis afirmou nesta segunda-feira que vai testar a droga hidroxicloroquina, usada para tratar malária, em uma pesquisa para ver se o medicamento é realmente eficiente contra o Covid-19.

A companhia espera ter dados sobre a eficácia da droga até junho, afirmou um dos líderes da pesquisa à Reuters.

O medicamento é conhecido há décadas no tratamento de malária e foi citado pelos presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e do Brasil, Jair Bolsonaro, como sendo eficiente contra o novo coronavírus. Ainda não há prova científica de que a hidroxicloroquina é eficaz no tratamento de pacientes de Covid-19.

Atualmente não há medicamentos ou vacinas aprovados especificamente para Covid-19.

"Atualmente estamos num mar de histórias e muitas pessoas não profissionais e mal informadas estão fazendo recomendações que estão influenciando a maneira como o público e os pacientes veem isso (hidroxicloroquina)", disse o doutor Richard Chaisson, professor da Universidade Johns Hopkins que lidera a pesquisa.

A Novartis afirmou que recebeu aprovação da agência de drogas e alimentos dos EUA (FDA) para a pesquisa e que espera começar a recrutar 440 pacientes nas próximas semanas em mais de uma dúzia de locais dos EUA. Os resultados serão divulgados assim que possível, acrescentou a companhia.

Alguns afirmam que a defesa da hidroxicloroquina minimizou efeitos colaterais potencialmente perigosos da droga, como perda de visão e problemas cardíacos.

(Por John Miller)