IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Vale se compromete com R$500 mi no combate ao novo coronavírus no Brasil

20/04/2020 13h55

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A mineradora Vale se comprometeu em aportar 500 milhões de reais em ajuda humanitária para o combate ao novo coronavírus no Brasil, dos quais 314,8 milhões de reais já foram destinados, informou a mineradora em um comunicado à imprensa nesta segunda-feira.

A empresa comprou na China mais de 600 toneladas de insumos --kits de teste rápido e equipamentos de proteção individual (EPIs)-- para apoiar o governo federal e os Estados onde a empresa mantém operações (Minas Gerais, Pará, Maranhão, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro) no combate à disseminação do novo vírus.

"A carga, equivalente ao peso médio de 600 automóveis está sendo trazida em 15 aviões --13 cargueiros e 2 de carreira. O quinto voo chegou neste sábado (19) e o restante está previsto para ser entregue até o fim de maio", afirmou a empresa, reiterando que o primeiro lote havia chegado em março.

Somente ao governo federal, as ações da companhia somaram 213,8 milhões de reais, com a compra de 5 milhões de kits de testes rápidos para detecção do vírus, além de equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras, luvas, aventais e óculos de proteção.

Além disso, outros 5 milhões de kits foram adquiridos por bancos brasileiros com a ajuda logística da Vale na China, país com o qual mantém uma parceria de quase 50 anos.

Para trazer toda a carga, a Vale mobilizou empregados e terceiros no Brasil e na China, pontuou.

As ações humanitárias, porém, não se limitam à aquisição de insumos no exterior, ressaltou a mineradora, uma das maiores produtoras globais de minério de ferro.

O apoio aos Estados atingiu até o momento 93,7 milhões de reais, incluindo o repasse de 14,5 milhões de insumos, entre kits e EPIs, além de outras diversas medidas, como compra de ambulâncias, construção de hospitais, doação de equipamentos, dentre outras.

A empresa também direcionou 2,3 milhões de reais em ações de apoio a indígenas e quilombolas e lançou um edital de 5 milhões de reais, em uma parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e a Rede Mater Dei de Saúde, para apoiar soluções que reduzam os impactos da Covid-19.

A empresa reiterou ainda ter previsto a antecipação de quase 1 bilhão de reais em pagamentos a 3 mil fornecedores, como forma de apoiá-los em meio à pandemia.

(Por Marta Nogueira)