Ibovespa opera acima de 80 mil pontos com apoio do exterior
Por Peter Frontini
SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa registrava firme alta nesta quarta-feira, perto do patamar de 81 mil pontos, com papéis de Petrobras como destaque de ganhos e apoio da influência externa positiva.
Às 12:18, o Ibovespa subia 2,59 %, a 81.019,71 pontos. O volume financeiro da sessão somava 8,8 bilhões de reais.
Antes da abertura da sessão regular, o principal contrato futuro de Ibovespa chegou a cair mais de 1%, diante da queda de bolsas internacionais na véspera, quando a bolsa paulista estava fechada por conta do feriado de Tiradentes.
Mas logo o viés mudou, seguindo a melhora de mercados globais, que reagiam a resultados trimestrais mais fortes do que o esperado de empresas dos Estados Unidos, novos estímulos do governo norte-americano para reduzir o impacto do coronavírus, além da recuperação parcial dos futuros de petróleo.
Após colapso histórico, o petróleo brent começava a se recuperar, tendo recuado mais cedo para abaixo de 16 dólares, menor nível desde 1999, impulsionados por cortes voluntários e forçados de produção, como forma de combater o excesso de oferta causado pela crise do coronavírus.
O Brent subia cerca de 10%, enquanto o petróleo dos Estados Unidos avançava 30%.
No cenário doméstico, a semana também é marcada pelo início da temporada de balanços referentes ao primeiro trimestre, com Hypera divulgando seus resultados na sexta-feira.
A XP Investimentos apontou que o destaque da temporada devem ser as perspectivas de executivos sobre para o restante do ano, uma vez que o impacto da pandemia de coronavírus deve ocorrer principalmente a partir do segundo trimestre.
DESTAQUES
- PETROBRAS ON e PETROBRAS PN subiam cerca de 1,8%, com a melhora parcial dos futuros de petróleo.
- GPA avançava 5,86%, após divulgar alta de 14% nas vendas totais do primeiro trimestre. Outras empresas do setor varejista também registravam sessão positiva: B2W GLOBAL ON ganhava 12%, VIA VAREJO ON subia 5,31% e MAGAZINE LUIZA ON valorizava-se 5,9%.
- EMBRAER ON recuava 2%, como maior queda da sessão. A empresa afirmou que está discutindo prorrogar a data limite inicial para conclusão do acordo de venda de sua operação comercial para a norte-americana Boeing.
-ITAÚ UNIBANCO PN subia 0,5%. O banco anunciou nesta quarta-feira a alternativa de alongamento de operações de crédito para parte de seus clientes pessoas físicas e empresas de pequeno porte. No setor, BANCO DO BRASIL ON caía 0,3%, SANTANDER BR UNT avançava 0,2%, enquanto BRADESCO PN era o destaque positivo, com alta de 1,5%.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.