PUBLICIDADE
IPCA
+0,93 Mar.2021
Topo

China corta taxa de juros da TMLF em 20 pontos básicos em nova medida de suporte à economia

24/04/2020 07h31

XANGAI (Reuters) - O banco central da China cortou a taxa de juros sobre seu instrumento de empréstimo direcionado de médio prazo (TMLF) nesta sexta-feira, após reduções similares nos custos de empréstimo em outras ferramentas de liquidez nas últimas semanas para sustentar a economia.

O Banco do Povo da China disse que reduziu a taxa de juros de um ano sobre a TMLF em 20 pontos básicos, de 3,15% para 2,95%.

No mesmo comunicado, o banco central afirmou que injetou 56,1 bilhões de iuanes (7,93 bilhões de dólares) na economia nesta sexta-feira, quando venceriam 267,4 bilhões de iuanes em empréstimos da TMLF.

Os empréstimos da TMFL visam áreas em dificuldades da economia. A diferença entre a MLF de um ano e a TMLF foi efetivamente apagada após a medida desta sexta-feira. A diferença foi mantida em 10 pontos na operação anterior em janeiro. A MLF de um ano está agora em 2,95%.

"O papel da TMLF como alternativa de baixo custo à MLF está diminuindo, já que há várias medidas já fornecendo financiamento mais barato", disse Frances Cheung, chefe de macroestratégia de Ásia do Westpac.

(Reportagem de Winni Zhou e Andrew Galbraith)