PUBLICIDADE
IPCA
+0,93 Mar.2021
Topo

BHP busca expandir exportações de minério de ferro via Port Hedland

28/04/2020 09h45

MELBOURNE (Reuters) - A mineradora BHP Group informou nesta terça-feira que planeja expandir sua capacidade de exportação de minério de ferro a partir de Port Hedland, o maior hub global de embarques da commodity, em até 40 milhões de toneladas por ano, para 330 milhões de toneladas por ano.

O movimento ocorre após melhorias em toda a cadeia de suprimentos da BHP terem aberto caminho para aumentar embarques se as condições do mercado permitirem, segundo comunicado.

A empresa iniciou uma consulta à comunidade, que pode levar de quatro a seis semanas, e depois deve solicitar o aumento de capacidade aos reguladores, em um processo que provavelmente se estenderia pelo restante do ano.

O foco no médio prazo, no entanto, permanece em atingir sua capacidade atual no porto, de 290 milhões de toneladas por ano, ainda segundo o comunicado.

As exportações de minério de ferro da BHP no último ano financeiro totalizaram 238 milhões de toneladas, cerca de 85% da capacidade. A previsão de embarques este ano é de 273 milhões a 286 milhões de toneladas.

A BHP também afirmou que planeja investir até 194 milhões de dólares ao longo de cinco anos para melhorar a qualidade do ar e reduzir as emissões de poeira em suas operações em Pilbara, além de valores já aportados até o momento.

As emissões de poeira, que podem provocar problemas de saúde, têm sido uma importante questão para mineradoras globais que usam o porto remoto ao norte da Austrália, incluindo a Fortescue Metals e a Hancock Prospecting.

Novas medidas incluirão "cercas de vento" para reduzir a propagação de poeira a partir dos estoques, além da plantação de mais vegetação e do estabelecimento de projetos de controle de poeira em toda a cadeia de suprimentos.

(Por Melanie Burton)