IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Tecnologia pressiona Wall St, mas busca por ações cíclicas limita quedas no Dow e S&P 500

28/04/2020 17h23

Por Stephen Culp

NOVA YORK (Reuters) - Os principais índices de Wall Street perderam terreno nesta terça-feira, à medida que investidores abandonaram ações de crescimento --que têm puxado o mercado geral para cima--, embora uma migração para papéis correlacionados aos ciclos econômicos possa apontar esperanças de recuperação econômica, à medida que Estados norte-americanos começam a relaxar restrições adotadas para deter a pandemia do novo coronavírus.

Ações de crescimento se referem a empresas com expansão mais acelerada que a média do mercado.

O setor de tecnologia puxou os três principais índices de ações dos Estados Unidos para o vermelho, mas eles seguem a 20% de suas máximas históricas de fevereiro.

"O evento do dia hoje foi a migração de recursos do setor de tecnologia para o de ações sensíveis aos ciclos econômicos, cujos preços sofreram mais", disse Tim Ghriskey, estrategista-chefe de investimentos da Inverness Counsel, em Nova York. "A sensação de que os Estados estão se abrindo e a economia está começando a crescer novamente está causando essa migração."

Empresas menores têm se saído melhor que as maiores nos últimos dias, já que se beneficiam mais da flexibilização das medidas de restrição contra o coronavírus em cada Estado. O índice Russell 2000, que acompanha empresas de menor capitalização, registrou sua quinta alta consecutiva.

A temporada de balanços do primeiro trimestre tem sofrido uma mudança brusca de rota, com expectativa de queda de 14,8% (contra o mesmo período do ano passado) nos lucros das empresas componentes do S&P 500. Trata-se de uma dramática reviravolta em relação ao crescimento de 6,3% previsto em 1º de janeiro, de acordo com dados da Refinitiv.

O Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) anuncia na quarta-feira sua decisão de política monetária, reunindo-se por dois dias (nesta terça e na quarta) para discutir um esmagador desemprego e uma economia em dificuldades.

O Dow Jones recuou 0,13%, para 24.101,55 pontos, o S&P 500 perdeu 0,52%, para 2.863,39 pontos, e o Nasdaq recuou 1,4%, para 8.607,73 pontos.