IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Petróleo Brent avança com expectativa de retomada econômica; preço cai nos EUA

28/04/2020 16h46

Por Laura Sanicola

NOVA YORK (Reuters) - Os preços do petróleo nos Estados Unidos (WTI) fecharam em queda nesta terça-feira, recuando cerca de 3% diante de expectativas de que os estoques no país tenham se aproximado de máximas recordes em meio ao aperto na capacidade de armazenamento, apesar dos planos para cortes de produção durante a pandemia de Covid-19.

A queda do WTI ocorre em um dia em que os mercados receberam uma dose de apoio proveniente das esperanças de recuperação de demanda ao redor do mundo, com governos anunciando a flexibilização de restrições causadas pela pandemia --embora o Reino Unido diga que é muito perigoso relaxar o "lockdown", temendo uma segunda onda de contágios.

Nos EUA, ao menos 16 Estados aparentam estar prontos para uma retomada econômica.

"A destruição de demanda se nivelou nos EUA, mas os cortes de produção de forma séria apenas começaram", disse Phil Flynn, analista do Price Futures Group.

O petróleo dos EUA fechou em queda de 0,44 dólar, ou 3,4%, a 12,34 dólares por barril. O contrato já havia recuado 25% na segunda-feira.

Valor de referência internacional, o petróleo Brent teve alta de 0,47 dólar, ou 2,3%, para 20,46 dólares o barril, após uma baixa de 6,8% na véspera.

Segundo analistas ouvidos por pesquisa da Reuters, os estoques de petróleo nos EUA provavelmente registraram alta de quase 11 milhões de barris na semana passada, a 14ª consecutiva de avanço na contagem, enquanto as reservas de produtos refinados também devem ter aumentado.

(Reportagem de Laura Sanicola em Nova York e Bozorgmehr Sharafedin em Londres, com reportagem adicional de Sonali Paul em Melbourne e Koustav Samanta em Cingapura)