IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Units do Santander Brasil disparam após resultado; bancos no Ibovespa seguem movimento

28/04/2020 15h10

Por Peter Frontini

SÃO PAULO (Reuters) - As units do Santander Brasil disparavam nesta terça-feira após o banco divulgar resultados de primeiro trimestre acima do esperado por analistas, o que ajudava a influenciar movimento de forte alta nos papéis de rivais que publicarão seus números para o período nos próximos dias.

As units do Santander na bolsa paulista avançavam 10,1% nesta tarde, enquanto o Ibovespa saltava 3,3%.

O Santander Brasil publicou lucro líquido recorrente de primeiro trimestre de 3,85 bilhões de reais, alta anual de 9,2%, impulsionada por outro período de rápido crescimento da carteira de empréstimos, enquanto os impactos da pandemia de coronavírus foram pouco sentidos no período.

"O resultado do Santander Brasil foi marcado por provisões e impostos abaixo do esperado, bem como consumo da cobertura para inadimplências, fatos que ajudaram o lucro", afirmaram analistas da XP Investimentos, acrescentando que ainda é cedo para tirar conclusões. Os analistas reiteraram recomendação "neutra" e preço-alvo de 30 reais para as ações do banco.

Para Ilan Arbetman, analista da Ativa Investimentos, uma expectativa mais negativa pesava sobre os papéis de bancos, "mas o que tivemos de concreto hoje no balanço de Santander mostra uma resiliência do setor".

Mesmo com a alta desta terça-feira, as ações do Santander operam cerca de 43% abaixo do nível do final de 2019, mostrando recuo maior que o do Ibovespa, que até o momento caiu cerca de 30% no período.

Este movimento também é o caso dos demais bancos do Ibovespa. Banco do Brasil acumula queda de cerca de 45%, apesar da alta de 11,3% desta sessão. Itaú Unibanco e Bradesco mostram desempenho melhor, com queda de 34% e 38%, respectivamente em 2020, mas ainda acima da queda do índice. As ações de ambos subiam 8,3% e 9,7% nesta tarde.

Analistas do BTG Pactual viam na semana passada uma perspectiva mais positiva para estes dois bancos, mantendo recomendação de compra para ambos, enquanto Banco do Brasil e Santander Brasil têm recomendação neutra.