Banco russo VTB anuncia sócios para expansão de negócio de grãos
MOSCOU (Reuters) - O banco VTB, o segundo maior da Rússia, vendeu metade de seu negócio de grãos no país --consolidado na Demetra Holding-- para duas empresas russas por valores não divulgados, à medida que trabalha para expandir ainda mais a atuação no setor, disse a instituição em comunicado nesta quinta-feira.
De controle estatal, o banco se tornou o maior operador de infraestrutura para exportações de grãos da Rússia e uma importante trading dos produtos agrícolas após uma série de aquisições em 2019. O VTB disse que planeja expandir seus negócios no ramo e depois deixar o setor.
A Agronova, que desenvolve projetos agrícolas na região russa de Krasnodar, adquiriu uma fatia de 25%, enquanto o Marathon Group, uma empresa de investimentos, passou a deter uma participação de 24,99%, informou o VTB.
O banco disse que manteve o controle acionário do negócio, mas que dividirá o controle operacional com os novos parceiros. O VTB acrescentou que vinha buscando sócios para sua atuação em grãos desde o ano passado.
"Nós esperávamos que algo assim fosse acontecer: esses são investidores russos, e eles são pouco conhecidos no mercado de grãos", disse Dmitry Rylko, da consultoria Ikar, à Reuters. "É um investimento puramente de portfólio, não muda o panorama do setor."
O VTB disse no comunicado que planeja desenvolver o negócio de grãos com os sócios "com o objetivo de melhorar a competitividade dos grãos russos nos mercados internacionais". A Rússia é a maior exportadora de trigo do mundo.
(Reportagem de Tatiana Voronova, Olga Popova, Polina Devitt e Gleb Stolyarov)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.