IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

China compra ao menos 300 mil t de soja dos EUA, dizem operadores

30/04/2020 14h37

Por Karl Plume

CHICAGO (Reuters) - Importadores estatais da China compraram pelo menos cinco cargas de soja dos Estados Unidos nesta quinta-feira, o equivalente a pelo menos 300 mil toneladas, para embarques principalmente de terminais de exportação da Costa do Golfo dos EUA em agosto e setembro, disseram dois operadores com conhecimento dos negócios.

Os importadores chineses também fizeram sondagens a respeito dos preços para embarques de soja a partir de terminais do Noroeste do Pacífico nos EUA, mas traders não puderam confirmar de imediato se essas aquisições foram concluídas.

O volume total das vendas pode aumentar com o registro de novas aquisições. Operadores afirmaram que os compradores buscaram ofertas de pelo menos oito a dez cargas nesta quinta-feira.

Os negócios ocorrem em um momento em que os preços da soja nos EUA operam em torno do menor nível em quase um ano. Ao mesmo tempo, a China trabalha para cumprir os compromissos firmados na fase 1 do acordo comercial entre os países, que previa um enorme aumento nas compras de produtos agrícolas norte-americanos.

Os mercados de commodities agrícolas têm cambaleado em meio à pandemia de coronavírus, que afetou as cadeias de oferta de alimentos e empurrou para baixo a demanda por rações para animais e combustíveis.

As aquisições desta quinta-feira vêm após uma série de compras firmadas por importadores chineses na semana passada.

Segundo o Departamento de Agricultura norte-americano (USDA, na sigla em inglês), a China comprou 618.099 toneladas de soja dos EUA na semana até 23 de abril, maior aquisição semanal pelo país asiático desde o início de dezembro.