IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Citi vê preço do minério de ferro caindo para US$70/t em maio

05/05/2020 10h56

MELBOURNE (Reuters) - O Citigroup reduziu nesta terça-feira sua previsão para os preços do minério de ferro, que devem atingir 70 dólares/tonelada em maio, devido à queda na demanda de aço, informou em relatório de pesquisa.

O Citi disse que vê um excedente de mais de 80 milhões de toneladas de minério de ferro no segundo semestre, após um déficit de 17 milhões de toneladas no primeiro semestre, sugerindo uma grande queda ante o atual valor no spot, de 80 dólares.

Com o mercado de minério de ferro passando para um superávit, o Citi disse que espera que sua meta de preço spot de 70 dólares seja atingida "em semanas".

A liquidação prevista tem sido mais lenta do que o esperado devido à atividade de construção chinesa mais forte do que o antecipado e à oferta brasileira abaixo do esperado até agora este ano, escreveram analistas.

Contudo, o Citi acrescentou que as interrupções, inclusive da Vale, devido ao desastre da barragem de rejeitos do ano passado, em Brumadinho (MG), permanecem pequenas demais em relação aos choques de demanda dos fechamentos de alto-forno em todo o mundo.

A pesquisa do Citi assumiu que a Vale produzirá 315 milhões de toneladas de minério de ferro este ano. A demanda de aço da China deverá contrair 1,5% em 2020.

(Por Melanie Burton)