IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

JBS diz que foi autorizada a reabrir planta no RS após surto de coronavírus

Funcionários da JBS em unidade da empresa em Lapa (PR) - Ueslei Marcelino
Funcionários da JBS em unidade da empresa em Lapa (PR) Imagem: Ueslei Marcelino

05/05/2020 11h25

A JBS foi autorizada por um juiz do trabalho a reabrir um frigorífico na cidade de Passo Fundo que havia sido fechado por causa de um surto do novo coronavírus, de acordo com um comunicado da empresa divulgado na noite de segunda-feira.

A companhia disse que a planta será reaberta na quinta-feira, citando uma decisão do juiz Luciano Cembranel.

Em um comunicado separado, o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul disse que o juiz Cembranel determinou na noite de segunda-feira que todos os trabalhadores da JBS na cidade de Passo Fundo fiquem afastados por 14 dias.

O prazo para o afastamento das pessoas é contado a partir de 24 de abril, quando a fábrica foi fechada por inspetores do trabalho vinculados ao Ministro da Economia, disse o comunicado do Ministério Público do Trabalho.

A procuradora Priscila Schvarcz disse à Reuters por telefone nesta terça-feira que tentará recorrer da decisão de reabrir a planta tão cedo, dizendo que a mesma colocaria em risco a saúde das pessoas.

"Vamos manejar sim as impugnações judiciais possíveis para tentar reverter a decisão, mas a gente está vendo um judiciário bastante resistente", disse Schvarcz.

A planta da JBS em Passo Fundo foi fechada depois que os inspectores do trabalho descobriram que 19 trabalhadores da unidade haviam testado positivo para o Covid-19, disse o comunicado do Ministério Público do Trabalho.

Atualmente, a empresa tem 66 casos confirmados entre funcionários, incluindo trabalhadores em licença ou no chamado período de incubação, observou o comunicado do Ministério Público do Trabalho.

A planta emprega cerca de 2.600 pessoas.

(Por Ana Mano)