IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

EDP Brasil lucra R$271 mi no 1° tri, com queda de 8,3% por menor geração hídrica

06/05/2020 09h22

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - A elétrica EDP Brasil registrou lucro líquido de 271 milhões de reais no primeiro trimestre, com recuo de 8,3% ante mesmo período de 2019, em resultados afetados por uma menor geração hídrica e "moderadamente impactados" pela pandemia de coronavírus.

A empresa controlada pelo grupo português EDP teve lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 698,6 milhões de reais nos primeiros três meses de 2020, ou 1% abaixo do registrado nos mesmos meses do ano anterior.

A receita líquida da companhia somou quase 3,28 bilhões de reais, com avanço de 16% na comparação anual. Mas a receita com geração hídrica ficou em 316,8 milhões, com queda de quase 19% frente ao primeiro trimestre de 2019.

O volume de energia distribuído pelo grupo teve redução de 5,1%, sendo queda de 0,8% na concessionária da EDP em São Paulo e recuo de 11,3% no Espírito Santo.

A companhia registrou investimentos (Capex) de quase 351,3 milhões de reais no trimestre, ou 23,3% a menos que um ano antes.

A dívida líquida fechou o período em 5,8 bilhões de reais, avanço de 5,4%. Isso representa alavancagem equivalente a 2 vezes a geração de caixa, ou 2,3 vezes se considerada a participação da empresa nas hidrelétricas Jari, Cachoeira Caldeirão e São Manoel. Excluídos efeitos não recorrentes dos últimos 12 meses, a alavancagem seria de 2,5 vezes.

PRESERVAR CAIXA

Devido à pandemia de coronavírus, a EDP disse que estruturou "diversas iniciativas visando a preservação de caixa e a manutenção da saúde financeira que podem chegar a 3,1 bilhões de reais".

A companhia listou uma já anunciada redução de dividendos e investimentos, além de antecipação de rolagem de dívidas e redução de custos operacionais.

O presidente da EDP Brasil, Miguel Setas, destacou em nota que foram "mais de 1,3 bilhão de reais em redução de custos, racionalização de investimento, redução de dividendos e cancelamento de projetos".

"Adicionalmente, a companhia reforçou o seu plano de captações, num valor superior a 1,7 bilhão de reais, para reforço de caixa ao longo do ano", acrescentou Setas.

(Por Luciano Costa; Edição de Maria Pia Palermo)