IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Petrobras reduz preço do gás vendido a distribuidoras com contratos novos

08/05/2020 14h43

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Os preços do gás natural vendido pela Petrobras às distribuidoras com novos contratos iniciados em janeiro tiveram uma redução média em maio de 36%, em dólar por milhão de btu, em relação a dezembro, informou a petroleira estatal em comunicado ao mercado nesta sexta-feira.

O cálculo, que inclui parcelas de molécula e transporte, considera a cotação do dólar na data do último reajuste do contrato, em 30 de abril, segundo a empresa.

"Essa queda decorre principalmente das mudanças negociadas com as distribuidoras para os novos contratos de venda, onde o preço da molécula de gás está atrelado à variação do preço do petróleo no mercado internacional e é revisado a cada três meses", disse a empresa no comunicado.

"Consequentemente, a queda do preço de petróleo nos últimos meses possibilitou a redução do gás."

Se medidos em real por metro cúbico, os preços praticados pela Petrobras às distribuidoras (incluindo molécula e transporte) nos novos contratos em 2020 acumulam uma redução média de 15%, apesar da depreciação do real, acrescentou a empresa.

A petroleira destacou, contudo, que o preço da molécula de gás e o custo do transporte não são os únicos fatores determinantes do preço do gás natural ao consumidor final, havendo ainda, as margens das distribuidoras, bem como a incorporação dos tributos federais e estaduais.

"É importante destacar que o processo de aprovação das tarifas é realizado por cada agência reguladora estadual, conforme legislação e regulação específicas", afirmou.

(Por Marta Nogueira)