IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EUA vão comprar US$3 bi em produtos agropecuários na próxima semana, diz Trump

09/05/2020 19h15

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que o governo vai comprar 3 bilhões de dólares em laticínios, carne e produtos agrícolas à medida que o desemprego dispara e os preços que matadouros pagam a fazendeiros por animais caíram em meio à pandemia de Covid-19.

"A partir do início da próxima semana, a meu pedido, os EUA comprarão, de nossos agricultores, fazendeiros e produtores de safras especializadas, 3 bilhões de dólares em laticínios, carnes e produtos para linhas de alimentos e cozinhas", escreveu Trump em uma publicação no Twitter.

Não ficou claro se sua declaração se referia a um plano de 19 bilhões de dólares em assistência anunciado pelo Departamento de Agricultura em abril. A pasta informou que compraria 3 bilhões de dólares em commodities agrícolas como parte desse programa.

A Casa Branca não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

A economia dos EUA perdeu impressionantes 20,5 milhões de empregos em abril, e a taxa de desemprego subiu para 14,7%, mostraram dados do governo na sexta-feira.

A pandemia do novo coronavírus desorganizou as cadeias de suprimentos, com os agricultores alegando que tiveram que destruir seus produtos e sacrificar porcos porque as instalações de processamento fecharam.

(Por Makini Brice e Chris Prentice)