PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

Ibovespa avança puxado por Vale; cena política segue sob holofotes

13/05/2020 10h46

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - A bolsa paulista avançava nos primeiros negócios desta quarta-feira, com os papéis da Vale entre os principais suportes do Ibovespa diante de nova alta dos contratos futuros do minério de ferro na China.

Investidores também repercutem comentários do presidente do banco central dos Estados Unidos, enquanto continuam monitorando os ruídos no cenário político nacional.

Às 10:44, o Ibovespa subia 0,58%, a 78.321,57 pontos.

Nos EUA, o chairman do Federal Reserve, Jerome Powell, disse que o país pode enfrentar um “período prolongado” de crescimento fraco e renda estagnada, prometendo usar mais o poder do Fed conforme necessário, e pediu mais gastos fiscais.

Os comentários marcaram um aceno extraordinário aos riscos que a economia dos EUA enfrenta com as crises econômica e de saúde provocadas pela pandemia de coronavírus.

Em Wall Street, o S&P 500 tinha queda de 0,7% nos primeiros negócios. Investidores seguem contrabalançando a reabertura de atividades em vários Estados norte-americanos e o risco de uma nova onda de contaminação pelo Covid-19.

Na China, os futuros do minério de ferro saltaram ao maior nível em mais de nove meses e meio, impulsionados por uma maior demanda pelo material com siderúrgicas aumentando a produção em meio a melhores margens de lucro.

Os papéis da Vale subiam 1,8%, mesmo após o fundo soberano da Noruega anunciar que decidiu excluir de sua carteira investimentos a mineradora, entre outras, por questões ambientais e de direitos humanos.

Já o Credit Suisse reiterou 'outperform' para os ADRs da companhia, embora tenha reduzido preço-alvo de 15 para 14 dólares, citando possível retomada de dividendos em 2020 entre as 10 razões que justificam a ação ser sua 'top pick'.

No Brasil, o imbróglio envolvendo acusações do ex-ministro Sergio Moro de que o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir na Polícia Federal e a tensão entre governo e Congresso devem manter o clima de instabilidade no ambiente político.

A equipe da Guide Investimentos destacou que os relatos na mídia até o momento sobre o conteúdo gravação da reunião ministerial preocuparam os investidores.