IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

S&P fecha na máxima em 10 semanas com esperanças de vacina e promessa de estímulo

18/05/2020 18h10

Por Chuck Mikolajczak

NOVA YORK (Reuters) - As principais bolsas de valores dos Estados Unidos tiveram um salto nesta segunda-feira, e o S&P 500 encerrou na máxima em dez semanas, com dados iniciais animadores acerca de uma potencial vacina contra o coronavírus e com a promessa de mais estímulos para incentivar uma economia impactada pela pandemia.

A farmacêutica Moderna disparou 19,96%, após informar que sua vacina experimental para o Covid-19 mostrou resultados promissores em um pequeno estudo em estágio inicial.

Depois de um rali de mais de 32% em relação à mínima de vários anos atingida em março, o S&P 500 tem sido negociado em um intervalo estreito em maio, à medida em que investidores pesavam esperanças de uma recuperação econômica e temores de outra onda de infecções conforme Estados eliminavam restrições em decorrência do coronavírus.

"O fato de a Moderna ter anunciado a Fase 1 do teste, que parece positivo, certamente está provocando o alvoroço", disse Ken Polcari, estrategista-chefe de mercado da SlateStone Wealth LLC em Jupiter, Flórida. "Isso levará a um entusiasmo, porque se houver uma vacina, toda essa incerteza sobre a economia e o vírus desaparecerá."

Ações que têm sido particularmente prejudicadas pelas medidas de paralisação do governo, implementadas para conter a disseminação do coronavírus, avançaram nesta segunda-feira.

Papéis relacionados a viagens estiveram entre os maiores ganhadores, com as operadoras de cruzeiros Carnival Corp, Royal Caribbean Cruises Ltd e Norwegian Cruise Line Holdings Ltd superando o desempenho do mercado em geral com ganhos de pelo menos 15%.

As ações das companhias aéreas também dispararam. A Delta Air Lines anunciou que retomará várias de suas principais rotas em junho. Um índice que acompanha ações de companhias aéreas disparou 14,14%, com a Delta em salto de 13,91%.

Os mercados também foram amparados por declarações do chairman do Federal Reserve, Jerome Powell, durante o fim de semana, sobre uma recuperação econômica gradual e sua afirmação de que mais estímulos monetários serão aplicados caso necessário.

O índice Dow Jones subiu 3,85%, para 24.597,37 pontos, o S&P 500 ganhou 3,15%, para 2.953,91 pontos, e o Nasdaq Composite valorizou-se 2,44%, para 9.234,83 pontos.