IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa dispara para 85 mil pontos em sessão sem NY, com política no radar

25/05/2020 11h23

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa tinha forte valorização nesta segunda-feira, superando os 85 mil pontos, em sessão que tende a registrar menor liquidez em razão da ausência de negócios em Wall Street por causa do feriado do Memorial Day.

A percepção de que o vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril, divulgado no âmbito de investigação sobre suposta interferência do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal, não trouxe nada de novo corroborava o viés tranquilo no começo da semana, embora a cena política persista no radar.

Às 11:21, o Ibovespa subia 3,73%, a 85.237,23 pontos. O volume financeiro era de 5,55 bilhões de reais.

Na última sexta-feira, o Ibovespa já estava nos ajustes de fechamento quando o vídeo da reunião ministerial veio a público e pouco reagiu, mas o contrato futuro ainda estava sendo negociado e acelerou a alta. Nesta sessão, o índice à vista está se ajustando a isso, disseram operadores.

"Havia expectativa de o vídeo trazer um cenário pior no que diz respeito às investigações sobre a interferência de Bolsonaro, o que não se confirmou", citou o gestor Marco Tulli, da Necton Investimentos. "Ao mesmo tempo, há um viés positivo no exterior hoje, mesmo com feriado nos EUA."

No cenário externo, a Guide Investimentos ressaltou que investidores avaliam mais evidências de que o número de casos do Covid-19 está passando por uma estabilização nas economias desenvolvidas, bem como reabertura gradual dos negócios em diversos países.

O aumento nas tensões entre China e Estados Unidos, porém, se consolida como uma das principais ameaças à recuperação dos mercados, avaliou a equipe da corretora em nota a clientes mais cedo nesta segunda-feira.

DESTAQUES

- BANCO DO BRASIL ON disparava 8%, melhor desempenho entre os bancos do Ibovespa, em meio a especulações relacionadas às discussões sobre a sua privatização na reunião ministerial do dia 22 de abril. No setor, ITAÚ UNIBANCO PN subia 3,3% e BRADESCO PN avançava 4%.

- PETROBRAS PN valorizava-se 4,45%, embalada pelo clima positivo na bolsa paulista, sem pressão negativa dos preços do petróleo no mercado externo. PETROBRAS ON tinha alta de 4,6%. O presidente da estatal, Roberto Castello Branco, participa de Live no canal da Genial Investimentos nesta segunda-feira. (https://bit.ly/3c0DaBp)

- VALE ON subia 1,2%. Uma associação do setor de aço da China e grandes siderúrgicas locais pediram um aumento na produção doméstica de minério de ferro, assim como maior investimento em exploração no exterior para assegurar suprimentos.

- COGNA ON e YDUQS ON avançavam 8,4% e 8,7%, respectivamente, após fortes quedas na última sexta-feira na esteira do resultado trimestral da Cogna.