IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Schnabel diz que decisão da corte alemã não afeta BCE diretamente --FT

27/05/2020 08h42

BERLIM (Reuters) - A decisão do Tribunal Constitucional alemão contra o esquema de compra de títulos do Banco Central Europeu não afetará diretamente o BCE e não levará o banco central alemão a sair do esquema, disse Isabel Schnabel, membro do Conselho Executivo do BCE.

"Não estamos ajustando nossa política monetária de forma alguma em resposta a essa decisão", disse Schnabel em entrevista ao Financial Times publicada nesta quarta-feira.

"Temos que evitar uma situação em que um banco central nacional não possa participar de nossos programas de compra de ativos", acrescentou ela. "Tenho certeza de que haverá comunicação entre o Bundesbank e o Parlamento alemão e o governo alemão, e será preciso encontrar uma solução."

A corte suprema da Alemanha decidiu neste mês que o BCE havia abusado de seu mandato com os 2 trilhões de euros gastos em compras de títulos soberanos desde 2015, e ordenou que o banco central alemão abandone o esquema, a menos que o BCE possa demonstrar sua proporcionalidade nos próximos três meses.

(Por Riham Alkousaa)