IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Minério de ferro salta com demanda firme da China e preocupação com oferta do Brasil

01/06/2020 08h14

Por Enrico Dela Cruz

MANILA (Reuters) - Os futuros do minério de ferro na China saltaram mais de 6% nesta segunda-feira, com uma forte demanda doméstica pela matéria-prima utilizada na fabricação do aço e por preocupações com o suprimento do Brasil, importante exportador, levando os preços spot ao maior nível em 10 meses.

O contrato mais negociado do minério de ferro na bolsa de Dalian, para entrega em setembro, chegou a subir 6,4%, para 775,50 iuanes (108,92 dólares) por tonelada, o maior nível do contrato desde que a China lançou as negociações futuras do minério, em 2013.

O minério encerrou com alta de 3,2%, ampliando seu rali após um sólido ganho de 20% no mês passado, que foi ao maior avanço mensal desde junho do ano passado.

Na bolsa de Cingapura, o minério avançava 0,1% nas negociações da tarde, para 97,30 dólares por tonelada.

Os estoques chineses de aço têm caído estavelmente desde meados de março, incentivando siderúrgicas a aumentar a produção, o que impulsionou a demanda por minério de ferro e os preços.

"As margens do aço na China continuam com tendência de alta, enquanto há preocupações sobre o suprimento do Brasil, em meio à epidemia de Covid-19", disseram estrategistas de commodities da ING em uma nota.

"Crescentes infecções entre trabalhadores poderiam levar mineradoras ou autoridades locais a impor quarentenas mais draconianas, o que poderia limitar a produtividade ou até fechar minas", escreveram analistas do Citi em nota.

Os estoques de minério de ferro nos portos chineses caíram a 109,5 milhões de toneladas na sexta-feira, o menor nível desde novembro de 2016, segundo dados da consultoria SteelHome.

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 5644 7519)) REUTERS LC