IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Com aposta em modalidades de crédito mais caras, bancos elevam rentabilidade pelo 3º ano, diz BC

Cinco maiores bancos do Brasil têm 81,0% dos ativos totais do segmento comercial - Adriano Machado
Cinco maiores bancos do Brasil têm 81,0% dos ativos totais do segmento comercial Imagem: Adriano Machado

Marcela Ayres

04/06/2020 08h09

Por Marcela Ayres

BRASÍLIA (Reuters) - A rentabilidade dos bancos no Brasil seguiu trajetória ascendente em 2019, seu terceiro ano consecutivo de aumento, apoiada pelo aumento de operações que são mais caras para pessoas físicas, como cheque especial, cartão de crédito e empréstimo não consignado, mostraram dados do Banco Central divulgados nesta quarta-feira.

Conforme o Relatório de Economia Bancária do BC, o Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE) do sistema bancário alcançou 16,5% em dezembro de 2019, ante 14,8% no mesmo mês de 2018.

Enquanto o ROE dos bancos privados fechou o ano em 17,2% (+1,1 ponto), o dos bancos públicos ficou em 15,6% (+2,8 pontos) e dos estrangeiros em 16,4% (+2 pontos).

A elevação foi contra prognóstico traçado pelo próprio BC, que havia estimado, após o ROE do sistema ter atingido 15,8% no primeiro semestre do ano passado, que a tendência à frente era de arrefecimento em função do esgotamento da redução das despesas de provisão e da expectativa de retração dos ganhos de eficiência operacional.

No documento, o BC apontou que a melhora na rentabilidade veio sobretudo com a retomada do crédito e alteração da composição da carteira priorizada pelos bancos, além do aumento das rendas de serviços.

Segundo o BC, os grandes bancos deram foco ao relacionamento com clientes pessoas físicas e pequenas e médias empresas, mirando produtos e segmentos com spreads mais elevados nos dois casos.

"As operações de cheque especial, cartão de crédito e empréstimo não consignado geraram cerca de 42% da margem de crédito líquida do total da carteira PF (pessoa física)", disse o BC.

"Em contrapartida, essas modalidades corresponderam a aproximadamente 10% do estoque total da carteira PF, o que indica elevado nível de rentabilidade dessas operações", acrescentou.

Sobre a receita com serviços, o BC apontou que houve alta de 7,5% sobre 2018, com destaque para receitas advindas do mercado de capitais (+70,1%), na esteira do aumento das comissões de colocação de títulos e rendas de corretagem.

Na comparação internacional, a rentabilidade dos bancos no Brasil em 2019 ganhou com folga da observada em países como Turquia (12,7%), China (12,3%), Alemanha (5,1%), Itália (3,9%), Estados Unidos (3,5%) e Índia (1,0%).

Por outro lado, perdeu do ROE verificado no sistema bancário de países como Argentina (53,2%), México (20,6%) e Rússia (19,5%).

"Para 2020, espera-se maior pressão sobre a rentabilidade do sistema, com possibilidade de redução no volume de serviços prestados e de aumento de risco diante do cenário de incertezas e dos potenciais impactos da pandemia de Covid-19 na economia", avaliou o BC.

PEQUENA QUEDA NA CONCENTRAÇÃO

O BC também divulgou nesta quinta-feira que a concentração bancária no Brasil caiu levemente em 2019, com as cinco maiores instituições — Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Santander — detendo 81,0% dos ativos totais do segmento bancário comercial, contra 81,2% em 2018.

No relatório, o BC mostrou ainda que esse grupo passou a responder por 83,7% das operações de crédito no segmento, sobre 84,8% no ano anterior. Em relação aos depósitos totais, houve queda para 83,4% do total, sobre 83,8% em 2018.