IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

BNDES vai oferecer linha de crédito para fornecedores de grandes empresas

05/06/2020 13h40

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou nesta sexta-feira que vai oferecer uma linha de crédito de 2 bilhões de reais para fornecedores de grandes empresas que têm encontrado dificuldades em meio aos impactos da pandemia de Covid-19.

Neste desenho, a empresa grande é responsável pela captação do empréstimo junto ao BNDES, passando a ter recursos para financiar seus fornecedores. Experiências similares a essa nova linha, ocorreram no passado com redes de varejo como Lojas Renner e Boticário. A nova linha é válida para todos os setores econômicos que têm empresas "âncora" e cadeia produtiva vinculada, informou o banco.

A linha agora terá uma carência de 24 meses e prazo para amortização de 60 meses e o tomador tem que ter faturamento superior a 300 milhões de reais por ano. O limite de crédito por tomador será de 10 milhões a 200 milhões de reais.

O BNDES já tem outras iniciativas para apoiar empresas atingidas pela pandemia. O banco criou uma linha de capital de giro de 5 bilhões de reais voltada para micro, pequenas e médias empresas que já teve contratações de mais 3,2 bilhões de reais.

Por outro lado, o programa de financiamento da folha de pagamento das empresas, com dotação orçamentária de 40 bilhões de reais, teve baixa adesão, com aprovações de apenas 2,1 bilhões até agora.

O banco também criou um programa de suspensão de pagamentos de empréstimos por até 6 meses e até agora a adesão atinge 9,4 bilhões de reais.