IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Minério de ferro tem 5ª alta semanal na China com forte perspectiva de demanda

05/06/2020 08h32

Por Enrico Dela Cruz

MANILA (Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro negociados na China, que caíram nesta sexta-feira, marcaram um quinto ganho semanal consecutivo diante de perspectivas de demanda forte para o ingrediente siderúrgico no país, além de preocupações com a oferta do importante exportador Brasil.

O minério de ferro para entrega em setembro na bolsa de Dalian, que fechou em queda de 0,9% a 746 iuanes (105,26 dólares) por tonelada nesta sexta-feira, subiu 2,3% na semana.

"Sentimos que a recente recuperação do minério de ferro parece cada vez mais esticada, com o fortalecimento da indústria siderúrgica, que provavelmente pressionará os preços nos próximos meses", disse Daniel Hynes, estrategista sênior de commodities da ANZ.

A demanda global por aço deve cair 6,4% este ano devido ao impacto da pandemia da Covid-19 nas atividades industriais e de construção, mas se recuperará no próximo ano, informou a Associação Mundial do Aço (worldsteel) na quinta-feira.

A forte demanda e preocupações da China com o aumento dos casos de coronavírus no Brasil elevaram os preços spot do ingrediente siderúrgico para além de 100 dólares a tonelada.

O preço spot do minério com 62% de ferro chegou a 102 dólares na quinta-feira, perto de uma máxima de 10 meses, mostraram dados da consultoria SteelHome.

Apesar de algumas dúvidas de que o nível 100 dólares por tonelada seja insustentável, uma vez que os riscos da oferta no Brasil podem diminuir, analistas disseram que uma recaída súbita é improvável, dada a perspectiva otimista da demanda de aço chinesa.

"A recuperação da demanda de aço (da China) será mais visível no segundo semestre de 2020", impulsionada pela construção, à medida que Pequim apresentou novas iniciativas de infraestrutura, disse a worldsteel.