IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Argentina apresentará a reguladores dos EUA oferta ajustada para reestruturar dívida--fonte

08/06/2020 14h48

BUENOS AIRES (Reuters) - A Argentina apresentará a reguladores dos Estados Unidos na quinta ou sexta-feira oferta alterada para a reestruturação de seus títulos, disse uma fonte do ministério da economia do país à Reuters nesta segunda-feira, à medida que o governo argentino avança com a reestruturação de cerca de 65 bilhões de dólares em dívida soberana.

A fonte pediu para não ser identificada porque as negociações de reestruturação são privadas e altamente sensíveis, à medida que o país luta para acalmar os mercados enquanto negocia novos termos com os detentores de títulos.

A Argentina está enfrentando um cenário econômico sombrio depois de ter deixado de pagar dívida de títulos soberanos no mês passado.

O Produto Interno Bruto (PIB) argentino deve recuar 9,5% em 2020, de acordo com pesquisa do banco central com analistas divulgada na sexta-feira, contra declínio estimado de 7% na sondagem mensal anterior, conforme a atividade é severamente golpeada por um amplo bloqueio nacional que começou em 20 de março para combater a pandemia de coronavírus.

Estabelecer um acordo de reestruturação dos títulos é fundamental para o país evitar anos de batalhas legais com credores e um possível bloqueio ao mercado de capitais global, como aconteceu após um grande "default" do país em 2001.

(Por Jorge Iorio e Walter Bianchi)