IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Crédito via Pronampe está disponível no Bancoob, 12 instituições financeiras aguardam habilitação

10/06/2020 11h57

BRASÍLIA (Reuters) - O secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, afirmou nesta quarta-feira que o Pronampe, programa de garantia para crédito a micro e pequenas empresas, já está disponível no Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob).

Em coletiva de imprensa, ele acrescentou que outras 12 instituições estão em processo de habilitação, aguardando a compatibilização de seus sistemas para passarem a operar dentro do programa.

Costa disse que três grandes bancos, duas cooperativas de crédito, duas fintechs e algumas agências de desenvolvimento e bancos de fomento integram essa lista até agora.

"É um sinalizador que produto será um sucesso", afirmou ele, defendendo que o Pronampe é praticamente sem risco para os bancos, uma vez que o Tesouro garante 85% da carteira total da instituição financeira no programa, podendo, portanto, cobrir 100% da inadimplência de operações individuais dos clientes.

Segundo Costa, o governo tem grande preocupação em viabilizar crédito para as empresas conseguirem retomar suas operações neste momento, em meio à expectativa de volta das atividades econômicas.

(Por Marcela Ayres)