PUBLICIDADE
IPCA
0,26 Jun.2020
Topo

EXCLUSIVO-BCE prepara plano sobre "banco ruim" para lidar com onda de dívida em meio a coronavírus, dizem fontes

10/06/2020 08h33

Por Matt Scuffham e John O'Donnell

LONDRES/FRANKFURT (Reuters) - Autoridades do Banco Central Europeu estão elaborando um esquema para lidar com potencialmente centenas de bilhões de euros em empréstimos inadimplentes na esteira do surto de coronavírus, disseram à Reuters duas fontes familiarizadas com o assunto.

O projeto, que ocorre num momento em que a Europa está mobilizando trilhões de euros para reforçar a economia da região, tem como objetivo proteger os bancos comerciais de quaisquer segundas consequências da crise caso o aumento do desemprego não permita a renda necessária para o pagamento de empréstimos.

Uma das pessoas familiarizadas com o plano disse que o BCE montou uma força-tarefa para analisar a ideia de um "banco ruim" para armazenar dívidas em euro não pagas e que o trabalho no esquema se acelerou nas últimas semanas.

O BCE se recusou a comentar se estava trabalhando em um plano para um "banco ruim".

O montante da dívida na zona do euro que é considerada improvável de ser totalmente paga já é de mais de meio trilhão de euros, incluindo cartões de crédito, empréstimos para carros e hipotecas, de acordo com estatísticas oficiais.

Esse número deve aumentar à medida que o surto de Covid-19 pressiona os mutuários e pode até dobrar para 1 trilhão de euros, pesando nos bancos já frágeis e dificultando novos empréstimos, disseram as pessoas familiarizadas com os planos do BCE.

Embora a ideia para um "banco ruim" da zona do euro tenha sido discutida e arquivada há mais de dois anos, o BCE, sob sua nova presidente, Christine Lagarde, consultou bancos e autoridades da UE sobre um plano nas últimas semanas, disse uma das fontes.

Economia