IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Relator das contas do governo em 2019 vota por aprovação com ressalvas

10/06/2020 11h55

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas apresentou nesta quarta-feira parecer em que avalia que as contas do governo Jair Bolsonaro em 2019 estão em condições de serem aprovadas, mas com ressalvas, pelo Congresso Nacional.

"Nos casos em que foram observadas desconformidades, ao subsidiar a emissão de alertas e recomendações, os apontamentos indicam correções de rumo a serem necessariamente implementadas, com vistas a resguardar, dentre outros aspectos igualmente caros à sociedade, a responsabilidade fiscal e a aderência aos objetivos e balizas conferidas pela Constituição Federal no que respeita ao bom e regular uso dos recursos públicos", escreveu ele, em seu voto.

Entre as violações a dispositivos constitucionais, Dantas chamou a atenção para as contas a descoberto do INSS a poucos dias do final do exercício, com o Executivo extrapolando em 1,48 bilhão de reais a autorização orçamentária de 2019, com a despesa sendo arcada com recursos de 2020.

Ele também constatou que os compromissos com organismos internacionais foram assumidos em montante superior às dotações.

"Para 2019, a dotação alocada ao custeio de despesas com organismos internacionais foi 561,3 milhões de reais inferior às obrigações do exercício (2,879 bilhões de reais)", afirmou ele.

"E, como parte dessa dotação (680,8 milhões de reais) foi destinada ao custeio de outros passivos não lastreados por orçamento em exercícios já encerrados, cerca de 1,2 bilhão de reais de obrigações de 2019 ficaram sem o devido suporte orçamentário ao fim do exercício", acrescentou.

(Por Marcela Ayres)