IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ações caem nos mercados globais em meio a perspectivas sombrias do Fed

Todos os três principais índices de ações dos EUA despencaram mais de 5%, a série vitoriosa de 10 dias da Ásia terminou e as principais bolsas europeias caíram cerca de 4% - Claro Cortes
Todos os três principais índices de ações dos EUA despencaram mais de 5%, a série vitoriosa de 10 dias da Ásia terminou e as principais bolsas europeias caíram cerca de 4% Imagem: Claro Cortes

Da Reuters*

Em Nova York

11/06/2020 21h08

Os mercados globais de ações caíram acentuadamente hoje em sua pior negociação desde o colapso de meados de março, enquanto ativos de refúgio tiveram alta, após perspectivas do Federal Reserve colocarem em dúvida as esperanças de recuperação em "V" depois da pandemia do coronavírus.

Todos os três principais índices de ações dos EUA despencaram mais de 5%, a série vitoriosa de 10 dias da Ásia terminou e as principais bolsas europeias caíram cerca de 4%.

O declínio encerrou uma recente alta que recuperou grande parte das profundas perdas do mercado e levou a Nasdaq a atingir recordes de alta no início desta semana.

Os títulos do Tesouro dos EUA e do governo da zona do euro se recuperaram depois que o Fed sinalizou que planeja anos de apoio extraordinário para combater as consequências econômicas de uma pandemia ainda em expansão.

Matt Miskin, co-estrategista-chefe de investimentos da John Hancock Investments, disse que os investidores, particularmente aqueles que compraram ativos de risco, estavam prevendo uma "recuperação econômica otimista e rápida".

O Fed projetou na quarta-feira que a economia dos EUA encolherá 6,5% em 2020 e o desemprego ainda estará em 9,3% no final do ano.

O sentimento do mercado também foi afetado com o aumento de novas infecções por coronavírus nos Estados Unidos e depois de um especialista em saúde afirmar que as mortes nos EUA poderiam chegar a 200.000 em setembro.

*Reportagem adicional de Elizabeth Dilts Marshall