IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ações europeias caem com temores de segunda onda do coronavírus

Shreyashi Sanyal

15/06/2020 14h15

(Reuters) - Os mercados acionários europeus encerraram em baixa nesta segunda-feira, devido a preocupações em torno de uma segunda onda de infecções por coronavírus após Pequim ter divulgado um número recorde de novos casos.

O índice pan-europeu STOXX 600 recuou 0,3%, ampliando as perdas ante a queda de 5,7% na semana passada, com analistas apontando para realização de lucros por investidores após uma recente alta.

"O declínio acentuado das ações nesta segunda-feira sugere que os investidores estão com medo de surtos similares em todo o mundo, à medida que os países começam a diminuir as restrições", disse Russ Mold, diretor de investimentos da AJ Bell.

Os principais índices europeus atingiram as máximas de três meses neste mês, com o apoio monetário do Banco Central Europeu (BCE) e o otimismo em relação à reabertura gradual das economias em razão do bloqueio causado pelo coronavírus.

Os mercados de ações globais também começaram a semana em tom de pessimismo, já que o surto em Pequim, que foi atribuído a um mercado atacadista de alimentos, reviveu os temores dos danos econômicos causados pela crise na saúde.

"Isso serviu como um lembrete de que o otimismo que impulsionou os mercados nas últimas semanas pode se dissipar muito rapidamente se as esperanças de uma recuperação em forma de V forem anuladas pelos temores de um segundo bloqueio", disse Marco Stoeckle, chefe de pesquisa de crédito corporativo do Commerzbank.

  • Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,66%, a 6.064 pontos.
  • . Em FRANKFURT, o índice DAX recuou 0,32%, a 11.911 pontos.
  • . Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,49%, a 4.815 pontos.
  • . Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,43%, a 18.969 pontos.
  • . Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,46%, a 7.259 pontos.
  • . Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,76%, a 4.326 pontos.