IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Fed começará na terça-feira a comprar títulos corporativos

15/06/2020 15h27

Por Jonelle Marte e Lindsay Dunsmuir

(Reuters) - O Federal Reserve (Fed) anunciou que começará na terça-feira a comprar títulos corporativos por meio de instrumento de crédito corporativo do mercado secundário (SMCCF, na sigla em inglês), uma das várias ferramentas de emergência recentemente lançadas pelo banco central dos Estados Unidos para melhorar o funcionamento do mercado na esteira da pandemia do coronavírus.

O Fed vai utilizar uma abordagem de indexação ao fazer as compras com objetivo de criar um portfólio baseado em um amplo e diversificado índice de mercado de bônus corporativos dos EUA.

As compras vão complementar as outras aquisições de ativos realizadas pelo SMCCF, que começou a comprar cotas de fundos negociados em bolsa em meados de maio.

Os mercados acionários subiram com o anúncio nesta segunda-feira à tarde, após as notícias aumentarem a confiança dos investidores.

As compras de títulos corporativos serão baseadas em um índice "composto por todos os bônus no mercado secundário emitidos por empresas norte-americanas que atendem a rating mínimo, vencimento máximo e outros critérios da ferramenta", afirmou o Fed nesta segunda-feira.

O instrumento do Fed para crédito corporativo do mercado primário, que vai comprar títulos corporativos diretamente de emissores elegíveis, deve se tornar "operacional em um futuro próximo", disse o banco central nesta segunda-feira.