IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Produção de refinarias na China avança 8,2% em maio, para perto de máximas

15/06/2020 08h58

Por Chen Aizhu

CINGAPURA (Reuters) - O processamento de petróleo nas refinarias da China em maio avançou 8,2% na comparação anual, à medida que refinarias independentes aumentaram o procesasmento para atender a recuperação da demanda por combustíveis após o alívio em medidas de isolamento adotadas contra o coronavírus.

A China processou 57,9 milhões de toneladas de petróleo no mês passado, o equivalente a cerca de 13,63 milhões de barris por dia (bpd), mostraram dados do Escritório Nacional de Estatísticas nesta segunda-feira.

Esse é o segundo maior volume já registrado, se considerado o montante em toneladas, e pouco abaixo das 58,51 milhões de toneladas de dezembro.

O volume compara-se ainda com 13,1 milhões de bpd em abril e é o quarto maior já registrado em quantidade de barris. O recorde foi de 13,78 milhões de bpd, também em dezembro.

Nos primeiros cinco meses do ao, o processamento totalizou 261,39 milhões de toneladas ou cerca de 12,55 milhões de bpd, 1% abaixo dos níveis do ano anterior, devido aos grandes cortes de processamento em fevereiro e março.

As refinarias independentes chinesas, que respondem por cerca de um terço da capacidade de refino do país, operavam a 76% em maio, perto das taxas vistas antes da epidemia de coronavírus começar, segundo dados da China Sublime Information Group.

"O forte crescimento em maio foi impuulsionado pela normalização da economia chinesa e pelos preços baixos do petróleo", disse o diretor da consultoria SIA Energy, Seng Yick Tee.