IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Auditores da Gol manifestam preocupação sobre continuidade da empresa após epidemia

Companhia deverá receber alerta sobre a continuidade da companhia pós-pandemia - Divulgação
Companhia deverá receber alerta sobre a continuidade da companhia pós-pandemia Imagem: Divulgação

Por Marcelo Rochabrun

16/06/2020 11h04

SÃO PAULO (Reuters) - A Gol informou nesta terça-feira que provavelmente vai receber um alerta de seus auditores independentes sobre a continuidade da companhia após a epidemia de coronavírus.

Alertas como esse são usados por auditores independentes quando, na visão deles, há risco substancial de que uma empresa deixe de existir dentro de um ano.

Representantes da Gol não puderam comentar o assunto de imediato. Apesar do alerta, as ações da companhia subiam 5% às 12h44, enquanto o Ibovespa mostrava ganho de 1,4%.

As rivais Avianca Holdings e Latam Airlines também já receberam o chamado aviso de preocupação crescente de seus auditores independentes. Avianca e Latam pediram proteção judicial nos Estados Unidos no mês passado.

As companhias aéreas da América Latina já estavam em situação mais fraca antes da pandemia de coronavírus ter deixando em terra praticamente toda a aviação comercial do mundo, mas Estados Unidos e União Europeia agiram para apoiar suas empresas, enquanto governos latino-americanos têm mostrado relutância em fazer o mesmo.

O governo do Brasil tem mostrado interesse em apoiar o setor aéreo por meio de financiamento, mas as empresas do setor, incluindo a Gol, têm reclamado das condições. A Gol e o BNDES têm negociado um empréstimo há meses.

Nesta terça-feira, o presidente da Azul, John Rodgerson, afirmou que o socorro brasileiro para o setor está para sair, "mas parece pequeno em relação ao que está acontecendo em outros países".

A Gol afirmou que não poderá encaminhar no prazo o relatório conhecido como 20-F para a autoridade do mercado norte-americano (SEC) dentro, enquanto tenta resolver as dúvidas dos auditores.

(Por Marcelo Rochabrun)